Turma: 4° ano do Ensino Fundamental I.
1.
Objetivos
Validar o estudo do meio feito para
Paranapiacaba, trazendo discussões e reflexões para a aula, para que assim, os
alunos aprendam um pouco mais sobre a história da cidade em questão.
2.
Conteúdos
Pesquisa em livros e sites sobre
Paranapiacaba.
3.
Metodologia
3.1
Técnica
Estudo do meio;
Aula expositiva;
Questionamentos e problematizações;
Debate sobre a temática;
Pesquisa;
3.2
Recursos
Materiais
Papel;
Lápis;
Sucata;
Tinta;
4.
Avaliação
4.1
Aspectos
que serão avaliados
Participação e envolvimento dos alunos
durante as aulas.
4.2
Instrumentos
Por meio da observação do professor.
5.
Descrição
da aula
Primeiramente terá um estudo do meio em
Paranapiacaba. Após a viagem, durante as aulas, os alunos irão criar um “Pau da
Missa” utilizando sucata, representando o observado no estudo do meio. Cada
aluno deverá escrever em um papel o que aprendeu com o estudo do meio, de modo
a expor suas opiniões, para que posteriormente sejam socializadas e debatidas
com toda turma. Esta produção feita pelos alunos será colada no “Pau da Missa”
construído pela turma. Em outra aula, os alunos irão expor para turma o que aprenderam
e todos irão debater sobre a história de Paranapiacaba e a importância do
estudo do meio. Por fim, o “Pau da Missa” ficará exposto em um corredor que dê
acesso às turmas de Ensino Fundamental, para que as informações possam ser
compartilhadas com todos os estudantes desta etapa de escolarização.
Vale ressaltar, que antes da realização do
estudo do meio, é importante que o professor aborde em suas aulas temas e
informações relacionados a Paranapiacaba, para que introduza o assunto para os
alunos, proporcionando questionamentos e problematizações aos mesmos. Além de
orientá-los sobre o que farão no estudo do meio e o que os alunos devem observar,
como por exemplo: observar a paisagem, como é a cidade, observar os locais
visitados (museu, por exemplo).
Bibliografia
Sites:
Livros:
Paranapiacaba – Um Patrimônio para a
Humanidade
A
História de Paranapiacaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário